Os robôs fazem cada vez mais parte do cotidiano dos seres humanos. Seja em empresas, ocupando funções operárias, seja executando funções cotidianas, facilitando a vida de quem precisa. Mas a robótica tem também um papel importante na educação, desde a etapa infantil: ela pode ser uma ponte para o ensino de outras disciplinas ou mesmo ser ensinada puramente.

Grade Curricular

Metodologia
O conteúdo programático do Projeto “Robótica Educacional” é dividido em 4 Níveis conforme figura abaixo. Desenvolvemos um sistema de ensino inovador, para capacitar jovens na construção do conhecimento tecnológico avançado através da eletrônica, robótica simples e programação de robôs.


• Nível 1: O aluno começa a ter os primeiros contatos com a robótica a partir do conhecimento dos componentes que compõe e dão movimento a um robô mas sem inteligência artificial. É usado neste momento software livres como Code, Blockly e Scratch.

• Nível 2: Neste nível o aluno além de conhecer os componentes que compõe o robô, utilizam a placa “Smart Board” como mecanismo de programação do robô. A programação é toda feita em blocos através do uso de software livre. As instruções de programação inseridas na placa dão a ela a Inteligência Artificial (AI) do robô.

• Nível 3: Neste nível o aluno interage com um Robô de baixo custo através da integração com o Arduino. A metodologia neste nível já permite ao aluno desenvolver a l´´ogica de programação já utilizando a linguagem de programação C#.

• Nível 4: É o nível que permite que o aluno use a lógica de programação para criação de sistema de automação. Além disso uma parte do curso é dirigido para a criação de peças para impressão em “Impressoras 3D”.