fbpx

Unreal 4

Hoje vamos falar sobre uma incrível ferramenta para desenvolvimentos de jogos, a Unreal Engine 4, usada no nosso curso Smart Game.

Jogos como Gears of War 4, LawBreakers, Street Fighter V, Kingdom Hearts 3 e Sea of Thieves foram feitos com a Unreal Engine 4 como seu motor gráfico, e assim como estes jogos, o curso disponibiliza todas as informações que você precisa para que o seu jogo também seja feito com ela, seja em 2D ou 3D!

Vamos entender um pouco mais sobre.

Na hora de desenvolver um jogo, uma das primeiras escolhas que os game designers têm a fazer é qual será a Game Engine utilizada.

Mas o que é uma Game Engine?

Também chamada de “Motor de Jogos”, nada mais é que uma biblioteca, ou pacote de funcionalidades, feita para facilitar o desenvolvimento; fazendo com que nem tudo no jogo precise ser feito totalmente do zero.

Geralmente esses pacotes são utilizados na modelagem e na renderização de imagens 2D e 3D, além de trazerem um motor de física, que ajuda no sistema de colisões de personagens, suporte a animações, sons, inteligência artificial dos inimigos e suporte à linguagem de script.

Unreal Engine 4

A Epic Games apresentou a UE4 em 2002 na Game Developers Conference, e a nova versão visa a oitava geração de consoles (Xbox One, PlayStation 4 e Wii U), PC’s e Android com o processador Tegra K1, além de fornecer suporte ao iOS, Mac OS X e HTML5.

A nova versão tem como objetivo ser utilizada não apenas para desenvolvimento de jogos, mas para arquitetura, filmes e até realidade virtual. Além disso, o programa vem com uma loja virtual onde os usuários podem comprar e vender conteúdos para utilizá-los no projeto como, por exemplo, acessórios, personagens, sons, animações, códigos em C++ e outros pacotes.

E para completar, em fevereiro de 2015, a Epic tornou a ferramenta gratuita para todos os usuários, e com todos os recursos. Mas se você o utilizar para projetos comerciais, deve pagar uma taxa de 5% sobre seus ganhos. Os detalhes estão no site da Unreal.

Alguns títulos que utilizam a Unreal Engine 4 são: Fable LegendsDead Island 2Tekken 7 e Street Fighter V.

A Unreal Engine conta com outras 3 versões anteriores, conheça um pouco delas aqui:

Unreal Engine 1

A primeira versão foi lançada em 1998 com o game Unreal e o motor já tinha uma detecção de colisão, inteligência artificial e renderização. O software também tinha um sistema de rede, que era considerado limitado em relação ao seu maior concorrente da época, que era Quake II. Após o lançamento de Unreal, outros jogos utilizaram a engine, como Unreal TournamentDeus ExX-COM: Enforcer e Tatical Ops: Assault on Terror.


Unreal Engine 2

A segunda versão do motor de jogos foi lançada em 2002, com America's Army. Ele teve seu código de renderização totalmente reescrito e ganhou suporte ao PlayStation 2, GameCube, Xbox, além de um motor de física com suporte para veículos.

Unreal Engine 3

Mas o maior salto de qualidade aconteceu com a terceira geração da ferramenta. A Unreal Engine 3 foi lançada com Gears of War, um game exclusivo do Xbox 360, e chegou com uma grande adição de efeitos gráficos e outros recursos que vieram graças a parcerias da Epic com empresas como a NVidia, que trouxe o PhysX, uma unidade de processamento de física que foi utilizada em mais de 150 jogos.

Dentre os jogos de destaque que utilizaram a Unreal Engine 3, estão todos os títulos da série Batman: Arkham e Gears of War, além de Bioshock InfiniteDishonoredInfinity BladeInjustice, dentre outros.

Uma breve comparação entre as Engines:

Agora que você já conhece um pouco sobre a Unreal Engine, que tal conhecer o nosso curso e ter seu próprio jogo?

A Smarttech acredita nos seus sonhos, venha realizá-los conosco!

Categorias

Endereço
Rua Padre Manoel de Paiva, 63 - Jardim
Santo Andre - SP - CEP: 09070-230
Telefone
(11) 2774-7612
(11) 2774-7613
Email
contato@escolasmarttech.com.br